ReinoCast

SermõesPraVida #01 - Subindo ao monte



Fala galera!! Pra vocês que achavam que o reinocast era só humor surge hoje uma série de estudos "sérios" sobre o Sermão do monte. As postagens serão intercaladas entre postagens de outras categorias. Esperamos que vocês gostem e também sejam edificados. O primeiro post é "Subindo ao monte".



Mahatma Gandhi fundador e idealizador do moderno estado indiano e maior defensor do Satyaghara (princípio da não agressão, forma não violenta de protesto) como meio de evolução - O caminho da verdade -  disse sobre o sermão da montanha:

"Se toda a literatura ocidental se perdesse e restasse apenas o sermão do monte, nada se teria perdido."

Analisando o primeiro versículo de Mt. 05:01.2 imaginamos num primeiro momento que ele parece ser de pouco valor:

"Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e como se assentasse, aproximando-se os seus discípulos e Ele passou a ensiná-los..."

Ricas lições podemos retirar e aprender com o este pequeno texto.

Subiu ao monte

Para alguns comentaristas e escritores bíblicos, este é o Sinai do Novo Testamento. Em Ex.19 encontramos Moisés recebendo as Leis e deste monte sem nenhuma descrição, Jesus ensina a nova ordem, o reino de Deus.
O monte é um lugar alto, elevado. Com Cristo somos chamados a nos assentarmos nas regiões celestiais, tirar o pensamento da multidão, da maneira como a multidão pensa, em outra passagem Paulo adverte a estarmos com nossa mente voltada para o alto. A vida cristã, em resumo, deve ser vivida no mais elevado nível, um nível onde Cristo está.

Assentasse

Postura apropriada dos mestres judaicos e posto que os ensinos a ser ministrados eram básicos importantes para os discípulos do reino. A postura de Cristo nos convoca a tomarmos uma postura com Ele. Submissão  e interesse em aprender de Cristo, nós temos a necessidade de nos assentarmos aos pés de Cristo e dEle ouvir, aprender e praticar. Infelizmente isso não é uma característica da nossa geração, mas é preciso voltar ao monte e aos pés do mestre.

Discípulos

A palavra discípulo pode significar, aprendiz, estudante, adepto ou seguidor. No Grego há um substantivo (matheteia) que significa instrução, lição. Em verbo (Matheteuo) significa fazer discípulo ou ensinar.
Aqui o autor usa a palavra' discípulos' para indicar as pessoas que haviam começado a seguir a Jesus, aprender com Ele e sobre Ele, em contraste estava a 'multidão'. Eu fico pensando, será que nós conseguimos sair da multidão, ou estamos no meio dela apenas esperando os milagres de Cristo.
Nem todos que escutam ou mesmo de longe seguem podem ser chamados discípulos, muitos estão na multidão, escutam mas não aderem.
Particularmente acho interessante esta colocação pois Pedro nos chama de sacerdócio real, e esta palavra discípulo com seus dois significados nos mostra que precisamos aprender e ensinar. Essa é nossa missão como discípulos do grande Mestre Jesus. Também não é típico de nossa geração, que a cada dia se torna mais dependente de alguém ( vários são os títulos , apóstolos, mestres) do que do próprio Jesus.


O texto acima nos mostra que devemos sair da multidão, devemos sair da 'zona de conforto' e subir o difícil monte, além de subir o monte devemos ter submissão, paciência e vontade para  aprender de Cristo, somente verdadeiros discípulos fazem isso, o resto, fica na multidão, honrando a Jesus com os lábios mas com o coração distante.

Texto de Pr. Flávio Martins.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir